Exposição do Arquivo Público mostra que Pernambuco liderou a luta pela Independência do Brasil

Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, será aberta nesta quarta-feira (28/09), às 9h, a exposição “A Independência começou em Pernambuco”, com documentos dos mais diversos acervos do Arquivo Público, que comprovam a ação decisiva de pernambucanos para a ruptura da subordinação do Brasil a Portugal.
Na abertura teremos falas da historiadora Socorro Ferraz e dos historiadores George Cabral e Flávio Cabral, autores de estudos sobre o processo dá Independência pela perspectiva de Pernambuco.
A exposição põe em foco movimentos de marcante importância histórica para o Brasil, como a Revolução de 1817, a Junta de Goiana, a Convenção de Beberibe e outros.
Entre os itens expostos estão jornais publicados no Estado entre 1821 e 1824, atas de Câmaras Municipais de Goiana, Recife e Olinda, ofícios das Juntas Governativas de Goiana e da Convenção de Beberibe, coleções de leis, correspondências trocadas entre autoridades locais e coloniais e outros
A exposição permanecerá aberta de 28/09 a 27/10, das 9h às 14h, na sede do Arquivo Público, na Rua do Imperador Pedro II, 371, Santo Antônio.
Informações pelo telefone 81 99488-3170 (Whatsaap) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.