28° C

Arquivo público estadual Jordão Emerenciano
Governo do Estado do Pernambuco

Notícias

Notícias

Geraldo Julio participa de discussões sobre a Amazônia e as infraestruturas urbanas resilientes

As conversas aconteceram dentro da programação da tarde desta quarta (16) do I Encontro Nacional ICLEI Brasil

ARB 16032022 Foto Andrea Rego Barros 124

 

Seguindo a extensa agenda do I Encontro Nacional ICLEI Brasil, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente para a América do Sul e enviado especial para a América Latina do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), Geraldo Julio, participou na tarde desta quarta (16) de dois painéis sobre a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade, realizados no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco. No primeiro deles, o gestor fez a fala de abertura das discussões sobre a participação e protagonismo da Amazônia na luta contra a emergência climática.

“Em nenhum lugar do mundo, há uma pauta tão importante como a nossa Floresta. Essa é uma particularidade que a gente tem a responsabilidade, o ICLEI como um todo, de ter um trabalho com a pesquisa, compromisso com a ação, projetos, realizações ligados a algo tão rico que tem na América do Sul, que é a nossa Floresta. Esse debate de hoje é um debate específico do ICLEI América do Sul, que outras regiões do ICLEI no mundo poderiam fazer, mas, para nós, tem um valor muito grande. É uma responsabilidade muito grande para todos nós que fazemos o ICLEI, de poder trazer esse debate e transformar em diagnóstico, transformar em projetos, transformar em ações concretas voltadas para esse valor natural tão importante para o Planeta e a América do Sul”, afirmou Geraldo Julio.

Logo após, o secretário também abriu os trabalhos da discussão sobre a importância das infraestruturas urbanas resilientes e o protagonismo do Recife na agenda da adaptação à mudança do clima. “Há alguns anos, víamos o problema das mudanças climáticas como algo muito distante. Hoje, não! Hoje o problema bate na nossa porta. Daí a importância dessa discussão. Mas o problema é tão grande que, mesmo que todos façam a sua parte, ainda vamos precisar nos adaptar porque o estrago já aconteceu. É por isso que precisamos ser resilientes para que possamos entregar às próximas gerações um mundo melhor para se viver”, concluiu. O I Encontro Nacional ICLEI Brasil acontece no Recife até esta sexta-feira (18).