28° C

Arquivo público estadual Jordão Emerenciano
Governo do Estado do Pernambuco

Geraldo Julio abre o I Encontro Nacional ICLEI Brasil

O evento, que tem o objetivo de discutir a sustentabilidade, acontece até a sexta (18) no Recife

Abertura

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente para a América do Sul e enviado especial para a América Latina do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), Geraldo Julio, comandou na tarde desta terça-feira (15), na sede da Sdec, a abertura do I Encontro Nacional ICLEI Brasil. A programação do evento, que segue no Recife até a próxima sexta-feira (18), contará nesta quarta-feira (16) com a abertura da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), às 9h, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, com a participação do governador Paulo Câmara.

Dentre as autoridades presentes na abertura do evento desta terça-feira (15), estavam o prefeito do Recife, João Campos; a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; o prefeito de São Leopoldo (RS), Ary José Vanazzi; o diretor de Área Metropolitana do Vale do Aburrá, na Colômbia, Juan David Palacios Cardona; o Cônsul Geral da França no Recife, Hugues Fantou; a Conselheira Ambiental da Embaixada da Alemanha no Brasil, Friederike Sabiel; e o Alto Representante das Organizações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para o Brasil, Rafael Zavala.

Como enviado especial para a América Latina do ICLEI, que é uma rede internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), Geraldo Julio representa, também, o México e toda a América Central. “Eu tenho o prazer de ser o enviado especial para a América Latina junto com todos os integrantes da América do Sul e América Latina para que a gente some esforços e unifique o discurso de redução das emissões e enfrentamento a essa crise climática que o planeta vive, e também que haja projetos implantados em toda essa região”, afirmou.

Geraldo Julio reforçou o balanço positivo do trabalho realizado durante seu discurso de abertura do evento. “É com muita alegria Recife estar sediando um encontro nacional de uma entidade que atua no mundo inteiro. Celebramos um conjunto de resultados, projetos e ações, que vem sendo feito pelo ICLEI, num momento tão desafiador da pandemia, mas que a gente vem conseguindo atravessar esse momento com muito trabalho, dedicação e esforço. E temos certeza que quanto mais o ICLEI avançar, mais pessoas engajadas vão existir na América Latina nessa nossa jornada”, disse.

“Estamos todos aqui porque acreditamos que exista emergência climática, sabemos o que tem que ser feito para que as próximas gerações possam viver neste Planeta com tranquilidade, com qualidade de vida e com saúde, porque as mudanças climáticas também impactam na saúde das pessoas”, complementou Geraldo Julio.

Presente no evento, o prefeito João Campos enfatizou o papel do Recife na pauta de responsabilidade ambiental, que foi iniciada na gestão de Geraldo Julio na Prefeitura do Recife. “Geraldo, como prefeito e à frente do ICLEI, foi o grande responsável por criar uma política pública ambiental no Recife. Havia uma distância da capacidade de pautar esse tema ambiental na sociedade em relação aos efeitos das mudanças climáticas, que podem ser perversos. Mas Recife tem a vocação de colocar essa agenda como prioridade em nossa rotina”, afirmou.

O prefeito ratificou que, atualmente, dois projetos estão em estudo para ampliar esse horizonte ambiental na capital pernambucana: a eletrificação da frota do transporte público e a modelagem de uma linha de BRT na principal via perimetral do Recife, a avenida Agamenon Magalhães.

Na ocasião, foi entregue uma placa comemorativa à vice-prefeita de Barcarena (PA), Cristina Vilaça, que representou o prefeito Renato Ogawa. A cidade se tornou a associada de número 100 do ICLEI. “Integrar o ICLEI vai nos permitir o nosso crescimento nas questões climáticas. Fazer parte desse grupo é muito importante porque não fazemos nada sozinhos. Somos um mundo globalizado, não fazemos uma ação que não terá uma reação em outras partes do mundo. É urgente que estejamos juntos nessa luta para mudar essas questões”, declarou Cristina.

Também no evento desta terça-feira foi anunciada a realização do Congresso Mundial do ICLEI, que acontecerá de 11 a 13 de maio deste ano, em Malmo, na Suécia; o lançamento na internet da Plataforma de Desenvolvimento Circular; além do anúncio de parcerias estratégicas dentro da sustentabilidade.