28° C

Arquivo público estadual Jordão Emerenciano
Governo do Estado do Pernambuco

Notícias

Notícias

Governo de PE recebe doação de 548 mil máscaras do Santander Brasil e estimula a compra de quase 1,3 milhão de peças produzidas no Polo de Confecções

A doação soma-se as 700 mil máscaras já compradas pela AD Diper às empresas do Polo de Confecções do Estado

MASCARASPOLOTEXTILADDIPER

 

Mais um reforço para a proteção da população pernambucana contra a Covid-19 acaba se concretizar. Trata-se da doação de 548 mil máscaras de tecido feita pelo Santander Brasil, a partir de peças confeccionadas no Polo de Confecções. As primeiras 100 mil unidades foram entregues nesta quarta-feira (10/6), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), iniciando o calendário dos repasses que deverá ser concluído até o final do mês. A oferta do material de proteção individual é fruto da articulação do banco com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), estatal vinculada à SDEC.

A doação do Santander soma-se as 700 mil máscaras já compradas pela AD Diper às empresas do Polo de Confecções, fortemente concentrado na Região Agreste do estado, e num momento de início do retorno às atividades econômicas cuidadosamente organizado pelo Governo de Pernambuco. Com a doação do banco, sobe para quase 1,3 milhão a marca de máscaras destinadas a segmentos da população e a categorias de servidores que estão atuando diretamente nas ações de combate e mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19.

O controle de distribuição das máscaras é determinado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que autoriza a AD Diper a repassar os itens para as secretarias e segmentos mais necessitados. Esta primeira remessa de máscaras enviada pelo Santander Brasil foi encaminhada para a Secretaria de Prevenção e Combate às Drogas, que dará segmento ao processo de repasse para 480 comunidades em áreas de vulnerabilidade social, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, a luta contra a Covid-19 continuará por muitos meses e o apoio de instituições de peso como o Santander reforça a seriedade do momento. “O trabalho de interlocução com diversas instituições é diário. O apoio do Santander veio em excelente momento e mostra a atenção e a credibilidade que a instituição dá às ações adotadas pelo Governo de Pernambuco”, afirma.

Os produtos comprados tanto pelo Santander quanto pela AD Diper são oriundos de empresas do ramo de confecções que detém o selo de qualidade que atesta o padrão de conformidade reconhecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). Desde abril, a AD Diper, a SDEC e o NCTPE vêm desenvolvendo o Programa Máscara Para Todos, por meio do qual centenas de empresas do Polo de Confecções receberam, até o momento, a chancela que atesta o padrão de conformidade das máscaras. A AD Diper comprou 200 mil máscaras por intermédio do NCTPE, via convênio, e está adquirindo, desde maio, outras 500 mil unidades diretamente às empresas participantes de chamamento público aberto para o fornecimento das peças.

A ação é um desdobramento das medidas previstas pelo Decreto Estadual nº 48.969/2020. Por meio desse instrumento, o governador Paulo Câmara atribuiu à SDEC, a função de formar rede de atuação colaborativa entre cidadãos, empresas, sobretudo as integrantes do Polo de Confecções do Estado, e entidades da sociedade civil, para incentivar a produção, a distribuição e a entrega de máscaras, mesmo que artesanais, para a população, por conta do coronavírus.