aa1 Notícias
  • 12abr /18

    Exposição mostra história do Forte das Cinco Pontas com pinturas, documentos e mapas

  • Aproveitando o aniversário de 481 anos da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José) inaugura nesta segunda-feira (12) a exposição Cinco pontas. A mostra ocupa o Forte das Cinco Pontas, candidato a patrimônio cultural mundial da humanidade. Durante um ano serão apresentadas pinturas e documentos inéditos, mostrando a história do espaço e os diversos usos que já teve. 20180309192902323723a

    O acervo da exposição vai passear por vários momentos do prédio e do Recife, como os monstros marinhos que foram encontrados em cartografias e nos azulejos do século 16 e provocaram medo nos homens que estavam em alto mar naquela época. Também serão expostas imagens que mostram como os europeus enxergavam a cidade, pinturas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca, além de mapas e textos antigos que contam a história do forte.

    A exposição Cinco pontas, no entanto, não será feita apenas de itens do passado. Os visitantes poderão encontrar imagens aéreas e atuais do forte, feitas através de um drone, e videoaulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

    SERVIÇO
    Exposição Cinco Pontas
    Quando: 12 de março de 2018 a 12 de março de 2019, terça a domingo, das 9h às 17h
    Onde: Forte das Cinco Pontas (Praça das Cinco Pontas, São José)
    Entrada: Gratuita
    Informações: (81) 3355-9558 e 3355-9540 (visita com os educadores do museu devem ser agendadas por telefone)

    Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br