aa1 Notícias
  • 21fev /18

    Dia Nacional da Imigração Italiana: Memórias italianas em Pernambuco

  • Segundo a Lei nº 11.687, 21 de fevereiro é dia nacional da imigração italiana, tendo como justificativa a importância dos imigrantes e dos descendentes de italianos no desenvolvimento e progresso do país em diversos setores. A data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

    O processo imigratório italiano em Pernambuco hoje se reflete não só nos filhos, netos e bisnetos de italianos, mas também na cultura e economia de nosso Estado, a presença italiana em Pernambuco é marcante no nosso processo de desenvolvimento e deixou algumas lembranças, como por exemplo, a antiga fábrica de refrigerantes Fratelli Vita.

    Propaganda Fratelli Vita

    Propaganda com as inscrições “Gazosas? Só de Fratelli Vita”, às margens do rio Capibaribe, local comumente usado na época para divulgações, foto de meados do século XX. (Acervo do Arquivo)

    Fundada em 1902 pelos irmãos Giuseppe e Francesco Vita, A empresa iniciou-se após a sua chegada da Itália, no final do século XIX, a Salvador. A companhia começou a produzir refrigerantes, com sabores como cereja, guaraná, ameixa, limão, maçã e pêra, com aromas inconfundíveis e reservados em uma charmosa garrafinha de vidro, os refrigerantes Fratelli Vita se tornaram indispensáveis na mesa do Recifense e foram consumidos durante décadas até irem desaparecendo aos poucos das prateleiras.

    Circo Fratelli Vita

    Propaganda do Circo Fratelli Vita no Diário de Pernambuco, Abril de 1962, que mostra a interação da empresa com a comunidade recifense. (Acervo do Arquivo)