aa1 Notícias
  • 14nov /17

    Diretor do APEJE representa o segmento Arquivos Públicos em Comitê da Unesco

  • 23472302_798640196994449_1950901726115635768_nO diretor do Arquivo Público Estadual, jornalista Félix Filho, foi designado, através de portaria do Ministério da Cultura, para assumir uma cadeira entre os membros do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco. Félix representa, no Comitê, o segmento Arquivos Públicos Estaduais. A posse da nova composição do Comitê será no início de dezembro, no Rio de Janeiro.

    “Ter o nosso Arquivo representando os demais Arquivos Públicos neste comitê é algo especial. É também uma honra pois demonstra o respeito e a importância de Pernambuco na preservação dos documentos históricos”, comenta Félix Filho.
    O Comitê é formado ainda por outros 17 membros, entre representantes do Ministério da Cultura, da Fundação Biblioteca Nacional, dos arquivos públicos municipais, das associações de ensino e pesquisa, do segmento dos arquivos privados, do Instituto Brasileiro de Museus entre outros.

    O Programa Memória do Mundo da UNESCO promove a preservação e acesso ao patrimônio documental (arquivístico e bibliográfico) da humanidade. O comitê nacional do programa funciona no âmbito do Ministério da Cultura e tem por objetivo assegurar a preservação das coleções documentais de importância mundial, por meio de registro na lista de patrimônio documental da humanidade.

    Saiba mais: COMITÊ NACIONAL DO BRASIL DO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO DA UNESCO